Apocalipse - Capítulos 19 e 20

Capítulo 19

O capítulo 19 nos fala das bodas do cordeiro, do retorno glorioso de Jesus Cristo e da derrota do anticristo.

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou.

A ela foi permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro."

Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

Atenção ao que o anjo fala: “Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, reunidos para fazer guerra contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.

Mas a besta foi presa, e com ela foi preso o falso profeta que, com os sinais feitos diante da besta, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que queima com enxofre.

É preciso prestar atenção à forma como a profecia nos relata as coisas: a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que seduziu aqueles que receberam a marca da besta e adoravam a sua imagem. O falso profeta, ou o anticristo, o representante de Satanás, seduz (ou engana) aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Em nenhum momento em todo o livro é dito que o anticristo é quem imporia a marca da besta aos seus seguidores, mas ele seduziria aqueles que já haviam recebido a marca da besta e adoravam a sua imagem, ou seja, seduziria aqueles que se tornaram escravos físicos e espirituais do atual sistema de coisas, seduziria os viciados no luxo, na avareza, nas distrações, na imoralidade e em diversos outros prazeres mundanos, pregados pela besta através da sua imagem e da sua marca. Vícios impostos pela mídia e pelos meios de comunicação através da televisão, do computador e do celular. O falso profeta seduzirá aqueles que se viciaram nos prazeres e nas facilidades do mundo, e que nunca se importaram em conhecer e honrar o seu Criador.

Capítulo 20

O capítulo 20 é claro na sua mensagem,  não deixando espaço para interpretações.  Após o retorno de Jesus, Satanás será preso por mil anos e será estabelecida a justiça na terra, o reino de Deus. Aqueles que foram mortos em nome da Fé, os santos, ressuscitarão e reinarão com Jesus durante os mil anos. Durante esse tempo, as nações servirão e adorarão a Deus, como é descrito em vários profetas. O templo será reconstruído e a nação de Israel será a glória das nações, conforme Ezequiel, capitulo 40 em diante, e outros profetas. A palavra de Deus será pregada por todo o mundo a todos os homens, em testemunho a todas as nações, como dito em Mateus 24:14 e em várias outras passagens.

Após isso,  Satanás  será solto por um pouco de tempo,  enganará novamente,  reunirá um grande exército e atacará a nação santa.  E,  como descrito em  Ezequiel 38 e 39, será derrotado por Deus, desta vez de forma definitiva, antes da revelação do novo céu e da nova terra.

Somente após isso é que acontecerá o grande Dia do juízo e a segunda ressurreição, a ressurreição de todos os justos e injustos. E, após o julgamento dos mortos, segundo as suas obras, todo aquele que não for achado inscrito no livro da vida será lançado no lago de fogo, que representa a segunda morte.

Vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da presença dele, e não se achou lugar para eles.

Esta passagem se completa com as palavras de Pedro em sua segunda carta, no capítulo 3, versículos 7 e 10:

Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem têm sido guardados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e da destruição dos ímpios.

E:

Porém, o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão.

E o conselho de Pedro a respeito destas coisas é:

Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.

Por essa razão, amados, esperando estas coisas, esforcem-se para que Deus os encontre sem mácula, sem culpa e em paz.