Apocalipse Capítulos 2 e 3 - As cartas

As cartas encaminhadas às sete igrejas da Ásia nos trazem alguns pontos doutrinários importantes: quando Jesus elogia, ou faz uma crítica a alguma igreja, Ele nos dá a entender o que espera de nós. Além desse fato, o que pode ser visto em um estudo mais profundo das mensagens a cada uma das igrejas é que cada carta também representa um período de tempo da história do cristianismo; cada uma fala sobre algumas das dificuldades que os cristãos de cada época enfrentariam, e nos dá a entender a forma como agradaria a Deus enfrentar tais dificuldades.

Como foi dito anteriormente, o objetivo deste texto não é se aprofundar demais no estudo do livro; tendo isso em mente, o importante aqui é entender que a última carta é uma mensagem para a igreja dos nossos dias, os verdadeiros adoradores de Deus, independente de em que instituição religiosa se encontram.

Carta à igreja em Laodiceia

— Ao anjo da igreja em Laodiceia escreva:

"Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.

Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente!16 Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.17 Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’ Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir os olhos, a fim de que você possa ver.19 Eu repreendo e disciplino aqueles que amo. Portanto, seja zeloso e arrependa-se.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Preste atenção a dureza das palavras de Jesus: “Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’ Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

Essa dureza nas palavras de Jesus ocorre porque hoje as igrejas se julgam sábias e justas, mas a verdade é que o homem nunca esteve tão afastado de Deus e da sua verdadeira vontade. São muitas falsas doutrinas; grandes mentiras são faladas em nome de Deus; há contos fantasiosos que afastam as pessoas da verdade pura da Bíblia. Mesmo as denominações com a aparência mais séria, que estudam a fundo toda a Bíblia, estão cheias de doutrinas enganosas inseridas por seus antigos líderes e seguidas pelo povo. Há igrejas que estudam de forma profunda cada ponto e vírgula da Bíblia, mas seus líderes recebem uma doutrina vinda de homens que vieram antes deles e a repassam; são doutrinas cheias de erros e que negam a verdade simples e pura da palavra de Deus. Por isso, Jesus é tão duro quando diz: “Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’ Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

É claro que a mensagem de Jesus não é sobre bens materiais, cegueira ou nudez, mas sobre a Fé, o conhecimento e as obras que agradam a Deus. Há muito pouco da Fé e do conhecimento verdadeiros nas igrejas; a palavra das obras segundo o amor e a piedade não é pregada, muito menos praticada. A necessidade do abandono verdadeiro das coisas do mundo e a busca por uma vida humilde e santa não são pregadas; a palavra de Deus é lida de forma muito superficial em cultos com horário marcado; não há uma leitura bíblica constante por parte dos membros das igrejas que, por isso, recebem interpretações falsas sobre a palavra. Isso ocorre assim porque quase todos estão perdidos entre distrações mundanas, entre elas o celular e a televisão, que tomam todo o tempo das pessoas. As obras de justiça ensinadas por Jesus e reforçadas pelos apóstolos, que são a prática do amor ao próximo, não são praticadas ou incentivadas.

Precisamos seguir o conselho de Jesus: “Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir os olhos, a fim de que você possa ver.

Novamente, Jesus não está falando literalmente de ouro, roupas ou colírio, mas está falando da Fé, das obras de justiça e da busca por sabedoria através do estudo da palavra de Deus.