Daniel - Introdução
Deus quis mostrar ao seu povo quem é, quando surgirá e como agirá o anticristo, e ao longo do texto que se segue ficará claro que esse é o principal objetivo do livro de Daniel. Isso é dito ao longo do livro quando, em diferentes visões, os anjos que falam com Daniel destacam muito bem o fato de que as visões das profecias são referentes ao tempo do fim, ou seja, o objetivo das profecias seria nos mostrar algo referente ao tempo do fim. O estudo do livro de Daniel também nos dá uma base importantíssima para a compreensão correta do livro do Apocalipse.
O objetivo deste texto é um estudo aprofundado, mas em linguagem simples, sobre os fatos proféticos escritos no livro de Daniel, focando nos capítulos 2, 7, 8, 9, 10, 11 e 12. É importante que você leia o livro antes de iniciar o estudo. A tradução utilizada neste estudo é a Nova Almeida Atualizada, mas se você faz uso de outra tradução séria, isso não prejudicará a sua compreensão. Hoje, devido ao fato de estarmos em um ponto muito avançado no cumprimento das profecias, o livro pode ser totalmente compreendido através de uma comparação lógica entre os fatos descritos nas profecias e fatos históricos bem registrados. Se você já estudou o livro de Daniel, recomendo que leia o texto até o final, fazendo uma comparação entre os fatos descritos a seguir com o seu estudo anterior, sempre lembrando que o objetivo da profecia está relacionado aos eventos do tempo do fim e que as suas interpretações têm que ser perfeitas; não aceite algo que não esteja muito bem explicado e provado na história e/ou na Bíblia.
Um fato muito importante que merece ser destacado novamente, antes do início do estudo, é que o livro, em mais de uma ocasião, deixa claro que a profecia é para o “tempo do fim”; é afirmado, de diferentes formas, que o fim das profecias será no tempo em que o povo dos santos de Deus possuirá o reino, ou seja, “no tempo do fim” – Daniel 7:27 e 8:17.
Também é importante comentar algo do final do livro que precisa ser bem compreendido antes de começar a estudá-lo: no capítulo 12, versículo 4, um dos anjos dá a ordem para que Daniel selasse as palavras até o tempo do fim, e, no capítulo 12, versículo 9, ao ser questionado sobre o significado das visões, o anjo diz a Daniel que as palavras estão seladas até o tempo do fim, ou seja, só seria possível quebrar o selo, que significa interpretar as palavras da profecia, no tempo do fim. Julgue por si mesmo se você deve aceitar qualquer interpretação que ignore estas palavras. Estamos no tempo determinado do fim, e esse selo foi quebrado, ou seja, hoje podemos interpretar corretamente as profecias contidas no livro.
Como dito anteriormente, o principal objetivo das profecias dadas a Daniel é mostrar ao povo de Deus quem é, quando surgirá e como agirá o anticristo, e essas profecias fazem isso nos descrevendo a forma como a história mundial se desenvolveria. As profecias usam as visões da estátua e dos animais para descrever algumas características marcantes de alguns reinos que já dominaram sobre o mundo; e elas descrevem muito bem o reino que domina sobre o mundo nos dias atuais, e através disso é possível entender perfeitamente quais são as condições necessárias para que surja o anticristo. Todo o livro é uma preparação para a mensagem contida no capítulo 11, pois, através de grandes eventos dos nossos dias, descritos com precisão no capítulo 11, podemos saber exatamente quando e como o anticristo surgirá.
As profecias bíblicas têm que ser perfeitas na sua mensagem, e elas são; não aceite menos que isso. Além de nos passar um recado importante, elas servem como testemunho de que Deus avisou a todos, e Deus permite que todos os que buscam as entendam; então, leia o texto com atenção, busque entender, e caso surja alguma dúvida, pesquise os fatos expostos.
Daniel 12:10 – “Muitos serão purificados, limpos e provados, mas os ímpios continuarão na sua impiedade, e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.”
Conheça a Verdade e seja uma