Interpretação de Daniel - Resumo

O livro de Daniel, prova que a sua mensagem tem como principal objetivo descrever eventos que nos possibilitam reconhecer o anticristo, descrevendo exatamente a que povo ele está ligado, como ele surgirá e quais serão as suas ações. Para conseguir isso, a profecia tem duas linhas de ação: na primeira, ela descreve algumas características e ações de alguns governos humanos que dominaram ao longo da história, e nos permite saber a qual povo, ou sistema de governo, o anticristo está ligado. Na segunda, ela descreve com exatidão grandes eventos que moldariam o mundo nos dias atuais, eventos esses que precederiam o surgimento do anticristo e nos permitem entender exatamente quando e como ele surgirá.

Os governos

A estátua do sonho de Nabucodonosor e os quatro animais das visões de Daniel nos mostram a divisão dos governos humanos em quatro reinos, mas os detalhes dessa divisão deixam claro que esses quatro reinos seriam divididos entre sete povos, ou sete poderes ou sete momentos diferentes. Esses sete poderes são: Babilônia, Média, Pérsia, Grécia, Roma, a Democracia e um governo que surgirá em breve.

As profecias deixam claro que o anticristo estará à frente de uma instituição que surgiu no momento de domínio do quinto poder, Roma, e que ele terá seu grande poder no momento em que surgir a sétima divisão dos governos humanos.

Os eventos dos dias atuais

Os grandes eventos que moldam o mundo nos nossos dias estão todos descritos no capítulo 11, eles são:

  • A Primeira Guerra Mundial – Os versículos 5 e 6, descrevem de forma incontestável as alianças formadas durante a Primeira Guerra Mundial e qual seria o fim dessas alianças e da guerra.

  • A Segunda Guerra Mundial – Entre os versículos 7 e 14, a profecia descreve com perfeição o líder que levou a Alemanha a Segunda Guerra Mundial, a dinâmica da guerra e exatamente como foi o seu fim.

  • O retorno dos judeus a terra de Israel – Uma frase simples, no versículo 14, descreve algo que pode ser ligado perfeitamente ao retorno do povo judeu a terra de Israel após o fim da Segunda Guerra Mundial.

  • A guerra entre Rússia e Ucrânia – Entre os versículos 15 e 19 há a descrição de uma guerra que, até o momento, os seus eventos podem ser perfeitamente ligados a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022.

As profecias de Daniel deixam claro que após o evento da atual guerra surgirão as condições necessárias para que o anticristo se apresente ao mundo e quais serão as suas ações.

O penúltimo recado das profecias do livro de Daniel é:

Muitos serão purificados, limpos e provados, mas os ímpios continuarão na sua impiedade, e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

Deixando clara a necessidade de que o povo, que diz ser povo de Deus, busque sabedoria e compreenda a mensagem do livro.