Apocalipse Capítulo 1 - Introdução

Os 3 primeiros versículos do livro nos descrevem todo o seu conteúdo e deixam claro que o livro é uma profecia, ou seja, uma revelação de eventos futuros, com pontos a serem observados e obedecidos.

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João, que atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.”

A primeira frase do livro de Apocalipse descreve todo o seu conteúdo: o livro é uma revelação, dada a Jesus e repassada ao apostolo João, que escreveu tudo o que viu. Ficará claro, ao longo do texto, que as coisas reveladas são eventos que aconteceriam ao mundo e ao povo de Deus ao longo da sua história, eventos que continuam acontecendo até os dias de hoje e nos servem de sinal e prova do poder de Deus.

Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

O terceiro versículo do livro descreve-nos a sua importância e nos deixa claro que há a necessidade de ler, ensinar e guardar as coisas escritas nele. Portanto, é muito importante para o povo de Deus entender plenamente a mensagem deixada no livro de Apocalipse, afinal, como poderíamos ensinar e guardar a mensagem dele sem a entender bem?

Não podemos nos esquecer de que fomos avisados por Jesus,  e pelos apóstolos, que surgiriam falsos mestres  e falsos profetas que,  se possível fosse,  enganariam  até mesmo os escolhidos. Esses falsos mestres surgiram logo após a ascensão do nosso Senhor aos céus, e, ainda na época dos apóstolos, se espalharam pelo mundo. Eles se multiplicaram ao longo da história, e introduziram palavras fictícias e fantasiosas entre as igrejas, muitas sem nenhuma aplicação prática que nos afaste do mal e sem nenhum proveito para a nossa Fé e sabedoria. Ao longo do texto, você será capaz de concluir que as profecias deixadas no livro do Apocalipse foram grandemente atacadas e distorcidas por eles.

A descrição do livro é dada na sua primeira frase, “uma revelação”: e a importância do livro é descrita no seu terceiro versículo: “bem aventurado o que lê, o que houve e o que guarda a profecia”; baseados nisso, podemos dizer que o que Jesus fez foi mostrar a João, de forma muito simbólica, eventos que ocorreriam no mundo em breve, e que nós deveríamos estar preparados para enfrentá-los e obedecer aos recados relacionados a cada um deles. Ficará claro nos capítulos a seguir que as profecias contêm avisos ao mundo das consequências da desobediência a Deus, que é o pecado, pois elas relatam alguns eventos de castigos vindos da parte de Deus. Ao mesmo tempo, alguns pontos das profecias relatam, com exatidão, a forma como a história da humanidade se desenvolveria ao longo dos últimos dois mil anos, provando o poder e a glória de Deus.