Apocalipse Capítulo 14
A mensagem dos três anjos
“6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo,7 dizendo com voz forte:
— Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.
8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo:
— Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição.
9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte:
— Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão,10 também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia nem de noite.
12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.”
As mensagens dos três anjos são claras:
Deem glória a Deus, pois é chegada a hora em que ele vai julgar;
Caiu! Caiu a grande Babilônia;
Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca, esse beberá do cálice do furor de Deus e será atormentado com fogo e enxofre.
As mensagens dos três anjos indicam os eventos que se seguirão após o estabelecimento da imagem e da marca da besta; são um aviso do que virá: os sete flagelos são resultado do julgamento justo de Deus sobre os pecados do mundo; após, ou durante, os flagelos, haverá a queda da grande Babilônia e, por fim, os adoradores da besta e da sua imagem, que recebem a sua marca e que foram seduzidos pelo falso profeta, o anticristo, serão mortos por Jesus com fogo e enxofre na sua volta, fato narrado no capítulo 19, versículo 20.
Porém, a principal mensagem aqui é:
Uma frase pequena, mas que diz muita coisa. Assim como no passado os fiéis foram perseguidos e mortos por não se curvarem às doutrinas dos governos humanos, hoje, temos que ter discernimento quanto ao que faremos com relação às doutrinas que nos são impostas por esses objetos que cercam a nossa vida e nos controlam. O que devemos saber com certeza é que, em certo momento, esses objetos serão usados pelo anticristo como ferramenta para enganar e controlar o mundo. O estudo aprofundado do livro de Daniel e Apocalipse nos mostra que o anticristo, o homem da iniquidade, fará grandes proezas no mundo; ele surgirá como um falso salvador, trazendo paz e prosperidade para aqueles que se submeterem a ele, mas perseguições e horrores àqueles que se manterem fiéis a Deus.
A grande pergunta é: devemos abandonar imediatamente tudo isso? Isso é a perseverança dos santos em nossos dias? O celular, o computador, a televisão, todo esse sistema usado por Satanás para impor a sua vontade, o pecado, são algo muito sedutor, são objetos que nos distraem e enganam, tomam nosso tempo e nos impedem de raciocinar. Como seria a sua vida hoje sem esses objetos? Quais seriam as consequências de abandoná-los? O certo é que devemos abandonar toda a doutrina consumista e imoral que é imposta através desses objetos, inclusive as falsas doutrinas religiosas. O vício no luxo, nas facilidades e nos prazeres do mundo e a prática das obras e dos valores impostos por esses objetos, essas é que são as verdadeiras formas de adoração a imagem da besta e as verdadeiras marcas da besta. É esse “estilo de vida moderno” que será usado pelo anticristo para seduzir o mundo. Mesmo sabendo disso devemos fazer uso desses objetos? A perseverança exige esforço e certeza do que se faz.
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.”
A colheita do fim dos tempos
“Então ouvi uma voz do céu, dizendo:
— Escreva: "Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor."
— Sim — diz o Espírito —, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”
Novamente, uma mensagem aos fiéis: esses tempos não são fáceis; se você decidir servir ao Senhor com sinceridade, a sua vida não será fácil, mas, no final, você será bem-aventurado e receberá a vida eterna.
“Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando com voz forte para aquele que estava sentado sobre a nuvem:
— Pegue a sua foice e comece a colher, pois chegou a hora da colheita, visto que os campos da terra já amadureceram!
E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra e fez a colheita.
Então outro anjo saiu do santuário que se encontra no céu, tendo também ele uma foice afiada. Ainda outro anjo saiu do altar, o anjo que tem autoridade sobre o fogo, e clamou com voz forte ao que tinha a foice afiada, dizendo:
— Pegue a sua foice afiada e ajunte os cachos da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!
Então o anjo passou a sua foice na terra, ajuntou os cachos da videira da terra e os lançou no grande lagar da ira de Deus. O lagar foi pisado fora da cidade. E correu sangue do lagar, chegando até a altura dos freios dos cavalos, numa extensão de cerca de trezentos quilômetros.”
O primeiro anjo com a foice afiada colhe os campos da terra; isso é uma clara referência à parábola do trigo e do joio citada por Jesus. Durante os eventos dos sete flagelos que se seguirão, muitos serão mortos, justos e injustos, santos e ímpios. Após os eventos dos flagelos, haverá a grande perseguição aos santos e fiéis, os que não abandonarão a Fé em Jesus. Essa é a primeira colheita, a separação do trigo e do joio. O segundo anjo com a foice afiada colhe os cachos da videira da terra para os lançar no lagar da ira de Deus; isso é uma referência à batalha do Armagedom, que se dará após a grande tribulação.
Na verdade, essas mensagens são um aviso sobre como os fatos ocorrerão. Haverá um momento de grande tribulação e perseguição aos santos, e muitos serão mortos; será a primeira colheita do fim dos tempos. Essa mensagem está aqui para que nós não nos assustemos: sofreremos, assim como os profetas e os santos do passado, mas seremos recolhidos para o celeiro de Deus, enquanto o joio, a seu tempo, será queimado.
O anticristo surgirá em algum momento durante ou após a grande tribulação, e será destruído quando for pisado no lagar da ira de Deus, na batalha do grande dia do Armagedom, quando ele, e os que forem seduzidos por ele, se levantarão contra o próprio Jesus. Essa é a segunda colheita.
Conheça a Verdade e seja uma