Apocalipse Capítulo 7
“1 Depois disso, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo. Ele gritou com voz bem forte aos quatro anjos, aqueles que tinham recebido poder para causar dano à terra e ao mar,3 dizendo:
— Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até marcarmos com um selo a testa dos servos do nosso Deus.
4 Então ouvi o número dos que foram marcados com selo. Eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.”
“9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos.”
“13 Um dos anciãos tomou a palavra e me perguntou:
— Quem são e de onde vieram estes que estão vestidos de branco?
14 Respondi:
— O senhor sabe.
Então ele me disse:
— Estes são os que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.”
Os cento e quarenta e quatro mil parecem ser um número literal de fiéis vindos das tribos de Israel; não podemos afirmar isso, nem dar outra interpretação, mas esse fato não traz prejuízo algum para a compreensão da mensagem do livro.
Neste ponto da história, após os eventos representados pela abertura dos seis selos, podemos afirmar que já houve um momento de “grande tribulação”, o povo daquela época passou pelo primeiro evento de grande sofrimento que Deus determinou ao mundo. Aqueles em pé, diante do trono e do Cordeiro, são a multidão que vem da primeira grande tribulação e que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Com o conhecimento que temos, podemos compreender que eles representam os que entenderam os terríveis eventos daquela época como obra de Deus e se mantiveram fiéis, suportando os sofrimentos e provações.
O que o texto nos dá a entender é que, neste momento, durante a época relacionada à abertura dos sete selos, os cento e quarenta e quatro mil israelitas ainda não foram todos selados, pois os anjos ainda seguram os ventos, ventos que sabemos simbolizar guerras ou agitações sociais.
Conheça a Verdade e seja uma