Apocalipse - Introdução
A palavra apocalipse vem do grego e significa revelação, e é justamente essa a primeira palavra do livro:
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer...”
É importante compreender isso: o livro trata-se de uma revelação dada aos servos de Jesus Cristo, ou seja, a profecia é uma divulgação de fatos que deveriam acontecer em breve. Portanto, é importante que o cristão entenda e aceite que é necessário compreender completamente os eventos expostos ao longo do livro.
A verdade é que a revelação que nos foi dada, através do livro de Apocalipse, foi alvo de muitos ataques de falsos mestres, pessoas arrogantes e atrevidas que mudaram o verdadeiro significado das grandes profecias que nos foram reveladas; é como foi dito por Jesus e pelos apóstolos: “haverá falsos mestres e falsos profetas...”. E, hoje, alguns de forma inocente, espalham palavras distorcidas e sem sentido, palavras que chegam a ser ininteligíveis, impossíveis de serem compreendidas, palavras que tiram a glória das profecias dadas por Deus, fazendo com que aquele que prega o erro blasfeme contra o nome de Deus, nem sempre com culpa própria, mas porque foi instruído assim. Se você acredita em Deus e nas suas palavras tem que entender que Satanás existe, e é real, e faz de tudo para te desviar do pleno conhecimento da palavra de Deus. Ele encheu o mundo de distrações que tomam todo o seu tempo, ao mesmo tempo que se infiltrou nas igrejas, pregando o erro, mudando as palavras da verdade, introduzindo heresias destruidoras e impedindo os mais simples e humildes de obterem o conhecimento verdadeiro.
“3 Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.”
Por que o nosso Senhor nos entregaria, como alguns dizem, uma mensagem que não pode ser interpretada? Como o Senhor Jesus nos pediria para guardarmos, que significa obedecer, as palavras de algo que não podemos compreender? Como poderíamos nos preparar para enfrentar todas as dificuldades descritas no livro sem compreendê-lo? Ore com Fé, peça orientação a Deus e ao Espirito Santo, esforce-se para compreender os fatos que serão descritos a seguir, e o Senhor recompensará o seu esforço. Se você já é um estudante de Apocalipse, leia o texto até o final e julgue por si mesmo se as palavras a seguir são palavras sóbrias e que dão a devida honra e glória a Deus e às suas obras.
Ao longo do estudo será possível ver que todos os eventos preditos nas profecias e que já se cumpriram, ou que estão se cumprindo, mesmo que seja um grande e poderoso sinal causado por Deus, tem aparência de algo que ocorreu naturalmente, sem a interferência ou autorização divina. Também veremos que algo que é descrito de forma simples na verdade pode ser um grande e poderoso evento que se cumpre ao longo de muitos anos.
O objetivo desse texto não é um estudo aprofundado de todo o conteúdo do livro de Apocalipse, mas é, em primeiro lugar, expor de uma forma lógica e simples os fatos preditos e ocorridos ao longo dos últimos dois mil anos e que estão acontecendo nos nossos dias, fatos que ocorreram exatamente como previsto, e, através disso, dar a devida honra e glória a Palavra do nosso Criador. O Texto também tem como objetivo alertar aqueles que acreditam nas palavras de Jesus, e têm a vontade de guardar os mandamentos de Deus, sobre eventos que nos afetam diariamente e em breve mudarão o mundo. O estudo do livro de Daniel deve ser usado como material de apoio para uma compreensão mais detalhada dos capítulos 13 e 17, pois promove o pleno conhecimento e a certeza do cumprimento de algumas passagens, mas a falta desse estudo não impede a compreensão do que será descrito a seguir.
Conheça a Verdade e seja uma